domingo, 15 de novembro de 2009

PAPILLOTE DE SALMÃO


Essa receitinha peguei há muito tempo no programa Estrelas.
E sempre quando pensava em fazer, faltava um ou dois ingredientes,quando comprava o salmão, faltava o endro, quando comprava a abobrinha, faltava a vagem,  e foi assim, até hoje, quando resolvi fazer.
Pensei, se eu não fizer hoje, não faço mais.
Dos ingredientes da receita, eu não tinha em a vagem e o alho poró.
O limão siciliano (R$ 19,00 o kilo), substitui pelo limão tahiti(R$ 1,90 o kilo) sentiu a diferença?????
Com certeza o limão siciliano tem um aroma e um sabor mais gostoso, mas vou deixar para comprar numa próxima receita ( doce de preferencia..rs..rs...).
Gente, apesar da alteração e da falta de alguns ingredientes, posso dizer que ficou delicioso.
Assim, que abri o papillote, senti um delicioso aroma de limão...
O interessante, fica com a manteiga temperada que derrete sobre a abobrinha, a cenoura e o salmão...
temperando tudo por igual.
Bom, como o site do programa Estrelas, não tem as receitas no site, e esperar o próximo lançamento do livro ía demorar um pouquito, fuçei, fuçei, até que encontrei um site com essa receitinha.


Ingredientes
- Papillote de Salmão
  • 2 (duas) postas (ou filé) de salmão de 200g
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 (uma) clara de ovo
  • suco de 1 (um) limão siciliano (amarelo)
  • raspas da casca do limão siciliano
  • endro dill picadinho
  • 3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 (um) tomate em rodelas
  • 1 (uma) cebola em rodelas
  • vargem torta (pouco, uns 4 pedaços)
  • cenoura ralada (ou em lascas)
  • abobrinha ralada
  • alho poro em rodelas
  • 2 folhas de papel manteiga cortado oval (ou papel alumínio)
Modo de Fazer
- Papillote de Salmão
Primeiro vamos temperar o salmão.
Coloque as duas postas de salmão, uma ao lado da outra em uma vasilha de vidro, em seguida jogue em cima das postas um pouquinho de sal (a gosto), a pimenta (a gosto), e o suco do limão siciliano.
Agora você terá que montar cada posta de salmão em cima de uma folha de papel manteiga, para preparar a trouxinha de salmão.
Para isso, pegue uma das folhas de papel manteiga (ou papel alumínio), em seguida faça uma cama com os ingredientes cortados em rodela. Coloque metade das rodelas de cebola, por cima da cebola coloque metade das rodelas de tomate, em seguida coloque duas vagens tortas e por cima de tudo coloque a posta de salmão (como se fosse uma cama para o salmão).
Por cima da posta de salmão coloque um pouco da cenoura lascada (ou ralada), em seguida a abobrinha lascada e o alho poro. Deixe separado até preparar o creme de manteiga.
Em uma outra vasilha de vidro misture com uma colher a manteiga, o endro dill e a raspinha de limão. Em seguida coloque um pouco desse creme de manteiga por cima dos legumes na trouxinha de salmão.
Para terminar, iremos fechar a trouxinha. Com um pincél, passe a clara de ovo nas bordas do papel manteiga (ele irá funcionar como uma cola), junte as bordas do papel até formar uma trouxa, sem encostar no salmão, com espaço para o ar circular
Isso é feito para dar a sensação de um mini-forno dentro do forno, o salmão irá cozinhar com o vapor ali dentro.
Coloque num tabuleiro e leve ao forno (180ºC) por 15 a 18 minutos.

19 comentários:

Carolina Macedo disse...

Fabiana, obrigada pela tua visitinha no meu blog!!
Vou tentar explicar para vc o que é a cuajada!
A cuajada é um produto que há em Espanha (nos cá só arranjamos num supermercado espanhol)...
é um preparado que é usado em sobremesas que levem leite e assim permite que solidifiquem muito rapidamente! Por exemplo, os pudins não têm que ir ao forno... Aí no Brasil não deve haver! Até cá em Portugal é difícil encontrar!
Penso que nem sempre permite que seja substituída por gelatina em pó!
Manda-me um mail para o mail do meu blog: asnossasvidas@live.com.pt
e assim falamos melhor, ok?
Beijos*

Tati - Panelaterapia disse...

Fabi que receita linda!!! Adorei! Já fiz peixe dessa forma, mas usava cebola, tomate e pimentão.
Vou fazer com esses ingredientes! Adorei!
Bjs

Abelha Maia disse...

Uma delicia, parabens, gostei muito-
bjsss

Vicentina disse...

Que delícia deve ter ficado este salmão, qualquer dia vou fazer assim.
Bjs

Pam disse...

Hum que gostoso, eu amo amo amo salmão, e este parece estar super delicioso, me deu uma vontade de sair correndo pra comprar :)
beijinhos

Elisa no blog disse...

que receita maravilhosa. e vc é caprichosa e atenciosa, quantas fotos para essa receita!! adorei.
é esse o blog que vc mais usa?
bje

Renata disse...

Nossa Fabi, que delícia! E eu aqui com um salmão congelado, vou fazer essa receita já! Chiquérrima!

Beijinhos!

PS: E quanto à torta, ficou realmente deliciosa!!!

Cherry Blossom disse...

Receitinha fácil, chiquérrima e linda!
Que legal você ter falado sobre o limão, por que esse assunto está na minha cabeça desde sexta feira. Desisti de fazer um bolo pudim de limão por que gostaria de fazê-lo usando o limão siciliano que aqui não há, mas nem imaginava que estivesse tão caro assim. Aqui o tahiti esta quase 3 reais o kilo, tudo aqui é bem mais caro os cítricos vem de longe. Já manga, caju, jaca... o povo injeita!..ahahahahah ...
Um beijo querida e um lindo começo de semana pra você!

Tânia disse...

Um papillote com ingredientes bem diferentes! Deve ter ficado uma delícia.
Beijão

Fabiana disse...

cuca* adoro descobrir coisas novas, e procurei a cuajada no google..rs..rs.
tem receitas que nos deixam curiosas, por isso fui pesquisar, para ver se podemos substituir por outro ingrediente.
obrigada por me explicar melhor!
bjs

Tatiana * Quando vi no programa estrelas, fiquei fascinada.
Porque usava ingredientes básicos, mas com um tempero diferente.
bjs

Abelha * Ficou maravilhoso!!.
Vale a pena fazer.
bjs

Vicentina * ficou sim, um aroma de limão com endro, mas acho que se utilizar o limão siciliano como pede a receita, deve ficar muito melhor.
bjs

Pam * salmão é um dos unicos peixes que meus filhos comem, por isso uso e abuso dele.
Ficou delicioso!
bjs

Elisa * obrigada!
sobre as fotos, fui inspirada em outro blog, que posta passo a passo da receita , e além disso, pensei em outras amigas que estão entrando na cozinha agora, e precisam de uma forcinha.
Dos 4 blogs, esse é o que eu mais atualizo.
bjs

Renata * Ficou delicioso.
quando assisti o programa fiquei fascinada com a mistura da manteiga e temperos.
vou fazer sua torta sim.
bjs

Cherry Blossom * Esses limões são muito caro.
Mas ainda tenho esperança de dar uma baixada nos preços, estou sempre de olho no mercado há espera disso acontecer.
quem sabe não rola, uma mega promoção..rs..rs..
ah, amiga, vc tem sorte viu...porque manga e caju são uma delicia!
bjs

Tânia * uma receita bem elaborada, com ingredientes básicos e temperos diferentes.
ficou ótimo.
bjs

Verena disse...

Oi moça, tudo bom?

Obrigada pela visita lá no blueberry!

Esse salmão está com uma cara ótimo adorei a idéia de cozinhar no vapor.

\o

Vivian disse...

eu sempre faço o salmao no alumínio, mas o máximo q coloco é uma cebola !! O seu ficou muito rico, amei a receita

bjks

Pitadasdilu disse...

Fabi, fiquei encantada com essa receita, deve ser muito saborosa. Eu também gosto muito do limão siciliano, mas o preço ninguém merece, só dá pra comprar quando baixa.

Natalia disse...

Que fome que me deu! hahaha

Beijos

Rico disse...

Boa e bem apresentado sim senhora adorei ver esta receitinha.....jinhos xxxx

Pierre Corneille disse...

Eu ao papillotes, e esses parecem ter ficado bem leves, parabéns e um beijo grande.

Patricia Mascarenhas disse...

Oi Fabiana,
Amei essa receita, vou fazer essa semana, para mudar um pouquinho!
Outra coisa que adorei foi a sua receita de blueberries muffins. ADORO e nunca encontrava uma boa receita... Agora vou fazer essa tambem!

Beijinhos e tudo de bom!

Fabiana disse...

Verena * obrigada pela visita!
Adorei o seu blog e suas receitas.
Pois é, fica delicioso, e o aroma do limão fica pela casa toda.
bjs

Vivian * Isso porque ainda deixei de usar alguns dos ingredientes, mas da próxima vez, eu faço completo.
bjs

Luciana * Se eu te contar quantas receitas estou deixando de fazer por causa do preço do limão siciliano, vc nem vai acreditar....
rs..rs..
bjs

Natalia * Obrigada pela visita!
volte sempre!
bjs

Ricardo * obrigada pela visita!
A idéia de tirar as fotos passo a passo surgiu de outro blog, que sou fã, e que leva o nome passo a passo, é legal, para quem está começando agora.
bjs

Pierre * Obrigada!
Ficaram sim!
e agradaram principalmente aos meus provadores exigentes: meus filhos..rs..rs..
bjs

Patricia * Que bom, que gostou!
Também, adorei....e gosta de andar muito por todos os blogs para achar essas delicias...
bjs

Renata disse...

Fabi, faça os biscoitinhos sim! Esses foram, de longe, os mais gostosos e mais simples de todos!!

Beijinhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...